Configurações Especiais



Configurações especiais do sistema.


Importante: Estas configurações devem ser alteradas apenas por pessoas que saibam exatamente como utilizá-las. Estas opções afetam diretamente o funcionamento do sistema.


Ao clicar em Configurações Especiais, será solicitada a senha técnica.




o Gerais



Habilitar ponto 10 batidas: São habilitadas as colunas Entrada 4, Saída 4, Entrada 5 e Saída 5. Utilizados para casos em que o funcionário faça até 10 marcações de ponto por dia.


Desabilitar formato CNPJ:  Desabilita na tela de Empresas a validação de CNPJ. Desta forma o sistema aceita qualquer número digitado.


4 horários por funcionário: Vincula até 4 horários de trabalho para o funcionário. Dessa forma, o funcionário pode trabalhar em qualquer um desses 4 horários que o sistema irá pagar como hora normal.


Receber somente de arquivo texto: Recebimento de marcações somente via arquivo texto. A tela de Enviar e Receber é desabilitada do sistema.


Sugerir nº folha para multi-empresa: Opção para sistema que tenha duas empresas cadastradas com funcionários com o número de folha iguais. Com esta opção selecionada serão modificados os números de folha, sendo criado um número anterior para ser identificado a qual empresa pertence.



Alocar batidas para horário com Compensado: Aproxima as marcações de acordo com o horário de cadastro, quando este horário estiver marcado como “Compensado”.


Histórico avançado de batidas: Esta opção deve ser usada apenas quando recomendada pelo suporte. Há casos específicos de variações de horário muito grandes e imprevistas dos funcionários em que é recomendado configurar o sistema para gravar a Memória de Cálculos no momento da coleta, mesmo que seja em branco (folgas). Esse procedimento torna o recebimento de batidas muito lento, e por isso, é usada apenas em último caso. 


Filtros avançados em funcionários: Esta opção permite criar novos filtros de pesquisa, como por exemplo, por determinado departamento. Você pode criar até 2 novos filtros.



Os filtros ficam disponíveis na tela de Cadastro de Funcionários.



Tornar invisível funcionários com a opção MASTER: Oculta o funcionário que tiver a opção 'Master' marcada no seu cadastro. Para tornar visível novamente o funcionário vá até a tela de Visualizar Funcionários. Ele estará no campo Desligados/Bloqueados.



o Adicional Noturno:



Período: Período do qual será compreendido o Adicional Noturno (Not) , geralmente é preenchido de 22:00 Horas até 05:00.


Independente da tolerância: No calculo de adicional noturno está presente uma opção para calcular o mesmo dentro da tolerância. Exemplo: 

Ex: 
Horário: 
13:00 18:30 19:30 22:41 (tolerância 10 minutos)

Sem a opção:


13:00 18:30 19:30 22:41 NOT = 00:41 
13:00 18:30 19:30 22:31 NOT 00:41 


Com a opção:

13:00 18:30 19:30 22:41 NOT = 00:41 
13:00 18:30 19:30 22:31 NOT = 00:31


Calcular NOT até a ultima batida: Calcula o Adicional Noturno (coluna NOT) até a última batida.

Exemplo:
Horário: 23:00 - 02:00 - 03:00 - 07:00
Batidas: 23:00 - 02:00 - 03:00 - 07:00

Sem marcar a opção o sistema calcula Not = 05:00

Se marcar a opção o sistema calcula Not = 07:00


Valor do Adicional Noturno Reduzido: Esta opção será configurada para que o sistema calcule as Horas Not com outro valor. 

Exemplo: Se for configurada com 52,5, no momento em que o funcionário fizer 00:52,5 Horas Noturnas será calculado 01:00 Hora Noturna


Aplicar também em extras noturnas: Esta opção faz com que o Valor Reduzido do Adicional Noturno seja calculado também para as colunas de extras noturnas.


Separar cálculo reduzido noturno: Ao marcar esta opção o sistema Ponto Secullum 4 adiciona uma nova coluna na tela de Cálculos chamada 'NotRed'. O valor reduzido é separado da coluna NOT, desta forma o valor reduzido será colocado separadamente da coluna NOT.


Separa cálculo reduzido de extras noturnas: Ao marcar esta opção o sistema Ponto Secullum 4 adiciona uma nova coluna na tela de Cálculos chamada 'ExNRec'. O valor reduzido é separado da coluna ExNot, desta forma o valor reduzido será colocado separadamente.


Calcular extra noturna


Até a última batida: esta opção calcula o EX NOT a partir da última batida do funcionário, se este funcionário trabalhar no turno da noite.


Até final do AD.NOT.: Esta opção será calculado EX NOT até o final do período noturno.



o Nomes:



Opção para renomear os campos do sistema. 


No campo em branco, preencha o novo nome que será dado ao campo.


Estes campos renomeados serão exibidos nas telas e relatórios do sistema.


Além dos campos da imagem acima, é possível renomear os campos relativos aos dados do funcionário e de seu endereço.





o Cálculos:



Preencher FOLGA quando dia estiver em branco: Quando não há nenhuma marcação no dia, o sistema lança folga.



Listar todos os funcionários automaticamente ao abrir telas de relatórios quando acima de 200 funcionários: Quando o sistema está registrado para mais de 200 funcionários, não são carregados os funcionários ao abrir a tela. Com essa opção esses funcionários são listados automaticamente.


Preencher extra quando dia estiver em branco e dia configurado como extra: Sistema exibirá a palavra EXTRA na tela de cálculo caso o dia esteja em branco e estiver configurado como extra na tela de Horários.


Janelamento do Fechamento: Configuração avançada do fechamento, em Horários. Essa configuração indica ao sistema, como o fechamento deve ser tratado, seguindo a seguinte regra:


   Se o fechamento = 0 então a batida é alocada na data do registro da marcação.

   Se o fechamento < Janelamento do Fechamento e se batida < fechamento, então a batida é alocada no dia anterior, na última batida. 

   Se o fechamento > Janelamento do Fechamento e se batida > fechamento, então batida é alocada no início do próximo dia.


Mais informações sobre Fechamento em Horários > Opções.


Gerar DSR quando o dia estiver configurado como folga em escala mensal: Ao marcar essa opção, o sistema irá lançar DSR para o funcionário, em dias marcados como Folga em horários, somente quando esse horário for utilizado em escala mensal, gerando DSR em todos os dias que o horário de folga for utilizado.


Obs: Para que essa opção funcione corretamente, deve estar marcada a opção "Indicar os dias de DSR em cálculos", em Cadastros - Horários - Descanso. Após marcar a opção, o tipo Automático deve ser selecionado e o valor do DSR deve ser preenchido.


o Gerenciador de Tarefas:


Permite a execução de tarefas automatizadas, como o agendamento de comunicação do sistema, mesmo que o sistema esteja encerrado.



Instalar o serviço: Instala o serviço do gerenciador de tarefas do Ponto Secullum 4 no Windows.


Remover o serviço: Remove o serviço do gerenciador de tarefas do Ponto Secullum 4 no Windows.


Abrir o agente do Gerenciador de Tarefas: Abre a tela do agente do Gerenciador de Tarefas.



o Emails:


Utilizado para serviços do sistema.



Email de Origem: Endereço de email no qual partirão as mensagens.


Servidor SMTP: Configuração do servidor SMTP do email de origem.


Credencial do usuário: Credencial da conta de email.


Senha: Senha da conta de email.



o Serviço Online:



Mensagens Online:


Tipo: Tipo de eventos que podem ocorrer no momento do registro.

Mensagem: Mensagem que será mostrada quando o evento selecionado ocorrer.


IP do Servidor:


Identificar automaticamente: Identifica qual computador é o servidor online do sistema automaticamente.

IP do servidor: Para casos em que não é possível localizar automaticamente o servidor, deve-se preencher o campo com o ip do servidor.


Outras opções:


Gravar acessos negados: Grava os acessos que foram negados no sistema.

Usar data e hora dos equipamentos para registro: Na comunicação online, é consultado a data e a hora do servidor online. Com está opção marcada, a data e hora do equipamento são utilizadas para registro.


Avisos de desconexão:


Avisos gerados pelo sistema caso haja perda de conexão com algum equipamento online.



Email de destino: Email para qual será enviado o aviso. É necessário configurar o servidor e a conta de email para que funcione corretamente. Verifique e tela 'Emails'.


Testar a cada ... segundos: Configure a cada quantos segundos o sistema deverá verificar a conexão dos equipamentos.


Número máximo de avisos por equipamento: Número máximos de avisos que o sistema fará para a desconexão do equipamento.



o Senhas Usuários:



Tamanho mínimo da senha: Quantidade mínima de caracteres para a senha.


Quantidade mínima de letras: Quantidade mínima de letras que a senha deverá ter.


Quantidade mínima de números: Quantidade mínima de números que a senha deverá ter.



o Legislação:



Configure qual a legislação que seu sistema é orientado.


OBS.: Cada orientação tem um registro. Caso você registre o sistema em uma legislação e depois alterar para outra legislação, seu sistema irá perder o registro.


CLT Brasileira + Portaria 1510: Sistema orientado de acordo com a CLT Brasileira, respeitando as regras definidas pela Portaria 1510 do MTE.


Para maiores informações sobre a Portaria 1510 faça download de uma apresentação no nosso site: 

http://www.secullum.com.br/imagens/Perguntas/674/Adequações_Software_Ponto_Secullum_-_Portaria_1510_2.ppt



Outra Orientação: Sistema não orientado pela CLT Brasileira. Utilizado para cliente que possuem algum acordo ou algum regimento interno que substitui a CLT.

Todos as funções que foram removidas da orientação CLT Brasileira + Portaria 1510 estão presentes nessa orientação. Tais como:

o Bloqueio de equipamento

o Comunicação online

o Integração com sistema de Controle de Acesso


Ponto para equipamentos cartográficos: Orientação para quem utiliza equipamentos cartográficos. Esses equipamentos não estão compreendidos na Portaria 1510 do MTE. 

Nesta orientação, todos as funções relacionadas a comunicação e importação de marcações foram retiradas. Baseado no preenchimento manual de batidas para cálculos.

Para maiores informações sobre o Ponto Secullum 4 Cartográfico faça download da ficha técnica no nosso site: 

http://www.secullum.com.br/docs/portugues/ftponto4_cartografico.pdf



o Módulo Web:



Colunas ocultas: Colunas que não serão exibidas no módulo web.

Clique em   para adicionar coluna, ou em  para remover coluna da lista de ocultas.


Não permitir aos usuários web criar novas justificativas: Bloqueia a criação de justificativas pelo módulo web. Os usuários poderão apenas utilizar as que estão cadastradas na versão Windows do sistema.


Obrigatório preenchimento de observações nas solicitações web: Bloqueia a criação de justificativas pelo módulo web. Os usuários poderão apenas utilizar as que estão cadastradas na versão Windows do sistema.


Bloquear edição de marcações no módulo web: Bloqueia a edição de marcações no módulo web. Os usuário web poderão apenas visualizar suas marcações.


Incluir no cadastro de observações as informações de alterações de batidas: Marcando esta opção, a observação que o funcionário é obrigado a informar ao solicitar uma alteração de batida, será automaticamente lançada nas observações da tela de Cartão Ponto.


o Modelos de Equipamentos:


Cadastro de modelos de equipamentos no sistema.



Incluir:


Inclusão de novo modelo no sistema.



Dados de Identificação


Marca: Marca de equipamento que será cadastrada no sistema.


Modelo: Modelo que será cadastrado no sistema.


Programas para comunicação:


Configurações: Caminho do programa de configurações do fabricante. Selecione o arquivo clicando em .


Manutenção de Digitais: Caminho do programa de envio e coleta de digitais do equipamento. Selecione o arquivo clicando em  .


Envio: Caminho do programa de envio de dados para o novo equipamento. Selecione o arquivo clicando em .


Cadastro de digitais: Caminho do programa que efetua o cadastro da digital do funcionário .


Status da Bobina: Caminho do programa que verifica o status da bobina do equipamento REP. Selecione o arquivo clicando em .


Coleta: Caminho do programa de coleta de marcações do novo equipamento. Selecione o arquivo clicando em  .


Janela coleta: Caminho da interface de coleta.


Janela envio: Caminho da interface de envio.


Janela status bobina: Caminho da interface do programa de status da bobina.


Incluir o caminho do sistema antes do caminho dos programas de comunicação: Incluir o caminho da pasta de instalação do sistema antes do endereço dos programas do fabricante. 


Equipamento usa digitais: Indica que o equipamento que será cadastro tem suporte a digitais.


Equipamento usa senha: Indica se o equipamento utiliza senha para registro de ponto. É necessário configurar o tamanho da senha.


Equipamento usa periféricos por pessoa: Indica se equipamento suporta configuração de periféricos por pessoa. Para configurar periféricos por pessoa, consulte Funcionários > Dados Adicionais.


Enviar lista completa de funcionários mesmo quando for REP: Sempre envia lista completa de funcionários para REP.


Configurações do arquivo de coleta:


Nome do arquivo: Selecione o arquivo onde serão depositadas as marcações coletadas do equipamento. Clique em  para localizar o arquivo.


Nº Identificador: Início e tamanho do campo no arquivo texto. Este campo é utilizado para identificar o funcionário. Você pode utilizar o nº folha ou nº pis/pasep.


Data: Início e tamanho do campo 'Data' no arquivo texto


Equipamento: Início e tamanho do campo 'Equipamento' no arquivo texto


Sentido: Início e tamanho do campo 'Sentido' no arquivo texto


Função: Início e tamanho do campo 'Função' no arquivo texto


NSR: Início e tamanho do campo 'NSR' no arquivo texto


Formato de Data: Defina em que formato será a data será gravada no arquivo texto.


Palavra Saída: Palavra que irá indicar o sentido de saída no arquivo texto.


Clique em Concluir para finalizar o cadastro do novo modelo no sistema.


O modelo ficará disponível no sistema. Em Manutenção > Equipamentos > Cadastro é possível cadastrá-lo no sistema.